Um dirigível híbrido é uma aeronave que combina características de mais pesado que o ar de tecnologia (HTA), aeronaves de asa fixa ou helicóptero, e mais leve do que o ar (LTA), tecnologia aeróstato. Nenhum veículo de produção foram construídos, mas vários protótipos tripulados e não tripulados voaram e demonstrou com sucesso o conceito. Novos desenvolvimentos em transporte sistemas de propulsão prometem maior desempenho, ser mais eficiente e libertar o consumo de energia humana a partir da queima de combustíveis fósseis.
Os motores elétricos são altamente eficientes, robustos e não perder o poder em altitudes mais elevadas. Eles são também tranqüila e livre de emissões. Talvez o mais importante para a aviação , os motores elétricos são um peso relativamente leve. O peso pesado das baterias é ainda mais de um problema em aviões do que em automóveis. Mas a tecnologia de bateria foi avançando aos trancos e barrancos, impulsionado principalmente pela indústria automobilística. Segundo a Boeing , a propulsão híbrida semelhante aos pares motor da bateria, cada vez mais visto em carros de passageiros poderia ser a resposta da aviação para a queima de combustível e as emissões de dilema.
Engenheiros Urais russos criaram um novo conceito de ar tecnologia híbrida que combina aviões clássicos e aeronaves. Este novo dispositivo, chamado "barras" por seus criadores, trabalhando principalmente com hélio e pode atingir uma velocidade de cruzeiro de cerca de 300 km / h. O coração do aparelho é composto de um anel toroidal em que injetado hélio fornece um impulso vertical para levantar a embarcação e dois motores de avião levando o movimento para atingir a velocidade de cruzeiro.