a

Guatemala Escava Túmulo maia da Régua


Guatemala maia Tomb
CIDADE DA GUATEMALA - Arqueólogos anunciou quinta-feira ter descoberto o túmulo de um governante maia muito cedo, preencha com jóias de jade ricos e decoração.
Especialistas disseram que o encontrar em Tak'alik Guatemala local do templo Ab'aj poderia ajudar a lançar luz sobre os anos de formação da cultura maia.
Governo arqueólogo Miguel Orrego disse de datação por carbono indica o túmulo foi construído entre 700 e 400 aC, centenas de anos antes da cultura maia atingiu seu auge. Ele disse que era o mais antigo túmulo encontrado até agora em Tak'alik Ab'aj, um local no sul da Guatemala, que remonta cerca de 2.200 anos.
Orrego disse um colar representando uma figura cabeça de abutre humano apareceu para identificar o ocupante do túmulo como um "ajaw", régua ou.
"Este símbolo dá este enterro maior importância", Orrego disse. "Este glifo diz que ele ... é um dos primeiros governantes do Tak'alik Ab'aj".
Nenhum ossos foram encontrados durante a escavação do túmulo, em setembro, provavelmente porque eles tinham deteriorado.
Especialistas dizem que a rica variedade de artigos de jade no túmulo poderia fornecer pistas sobre padrões de produção e de comércio.
Susan Gillespie, um arqueólogo da Universidade da Flórida que não estava envolvido na escavação, disse túmulos mais antigos foram encontrados a partir de círculos dominantes no local maia de Copán, em Honduras, assim como no sul do México, onde a cultura olmeca, um predecessor os Maias, floresceu.
Influências olmecas estão presentes na área em torno Tak'alik Ab'aj, indicando possíveis ligações.

fonte: aol